• José Luiz Sardá

CANASVIEIRAS: MINHA TERRA, MEU LUGAR.



De longe avistando de golpe o horizonte oeste, vejo minha encantada e histórica baía de Canasvieiras. Fervorosas emoções me remetem pensar nos velhos tempos guardados na minha memória. São tantas lembranças transformadas em emoções, emanadas no mais íntimo de minha alma e meu coração.

Expectativa de uma vida, de um passado distante, reflete para sempre nas filigranas e entranhas de meu pensamento. Lembranças despertas vêm de repente na minha mente, minha linda e amada Canasvieiras, eterna terra que nunca esqueci, por quão mais longe estivesse, saudosa tu sempre serás, meu porto seguro, minha atalaia, meu lugar.

Encanto sempre com tua bela natureza, dum tempo distante que eu convivi, me lembro ainda no mais íntimo de minha mente e coração, os verdejantes campos de araçás, bergamotas e frutas silvestres vigorosas, de sabores variados, dispersas nos fundos dos quintais, onde nossos queridos ancestrais plantavam no labor, na esperança de uma colheita farta. Lembranças, lembranças, eternas lembranças, contidas no meu coração. 

Hoje ao ver essa belíssima baía de esplêndida natureza, onde outrora visitantes se encantaram, dói o meu coração ver-te vilipendiada, arrasada e dilapidada. Teus arroios, rios e lindas praias não são os mesmos daqueles tempos que conheci. Lembranças, somente lembranças guardadas no mais íntimo de minha alma e de meu coração. 

Benfazejas eram as tardes calorosas de verão, ao passear nas areias finíssimas, alvas como algodão, encontrar pescadores com olhos vermelhos do calor exposto ao sol, depois de uma pescaria farturosa, alegres trazendo nas mãos cambulhões de peixes frescos, pescados nas tralhas de redes feitas no labor pelas ardilosas mãos, na certeza de um lanço de peixe para sustento de seus lares.


Lembranças, lembranças, guardadas no meu coração, uma terra amada, de muita história e estórias, ainda viva no mais íntimo de meu coração. Faz-me recordar da terra que eu nasci e dizer que este é meu chão, minha eterna Canasvieiras, te amo para sempre com compaixão.  


Fotografia: Panorâmica de Canasvieiras - 1970  Acervo: Casa da Memória de Florianópolis 

0 visualização
Sobre o Autor

Gosto de me comunicar, expressar opiniões e mensagens inspiradoras de elevação espiritual. Sou uma pessoa de firmeza e tenho autoconfiança. Respeito e acolho a opinião dos outros, construir relações honestas e produtivas. Sou detalhista, tenho pré-disposição para ser criativo, respeito e admiração pelos animais e praticar o bem.

 

Read More

 

Entre na nossa lista e saiba Mais Floripa 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon