• José Luiz Sardá

LOTEAMENTO BALNEÁRIO DE CANASVIEIRAS




Foi no ano de 1951 que surgiu a ideia e discussão da primeira proposta de um projeto à urbanização dos balneários do Norte da Ilha de Santa Catarina. Entre 1956 e 1958 foram desenhados dois projetos para a orla de Canasvieiras. De um lado a prefeitura municipal e outro um projeto de iniciativa privada. Em 1956 o prefeito eleito então Omar Cunha requereu junto ao Departamento de Terras de Colonização uma grande gleba de terras para implantar o primeiro loteamento a ser executado pela prefeitura municipal de Florianópolis denominado Loteamento Balneário de Canasvieiras. Naquela época não havia ainda a especulação imobiliária e as terras estavam localizadas nas primeiras quadras em direção a orla da praia.


No dia 6 de setembro de 1959, governo do prefeito interino Dib Cherem, foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores o projeto de Lei nº. 49  com a seguinte redação: "Fica o Poder Executivo autorizado a lotar para venda, uma área de terra de 613.856.24 m2 de propriedade da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Fica também o poder executivo autorizado a entrar em entendimento com os atuais posseiros que possuem títulos de boa-fé afim de legalizar a situação. Podendo ser feita as permutas e desapropriações necessárias. Fica assegurado a cada servidor municipal a aquisição de um lote pela metade do preço de venda. Aos demais servidores públicos será concedido um desconto de 20% sobre o preço de venda”.


No início da década de 1970 o prefeito Ari Oliveira, nomeado pelo governo estadual planejou alterar o acesso principal que levava até o Hotel Balneário de Canasvieiras, via conhecida popularmente na época como rua do Balneário, atual Milton Leite da Costa para a atual Avenida das Nações, com a intenção de valorizar as terras que pertenciam a prefeitura.

0 visualização
Sobre o Autor

Gosto de me comunicar, expressar opiniões e mensagens inspiradoras de elevação espiritual. Sou uma pessoa de firmeza e tenho autoconfiança. Respeito e acolho a opinião dos outros, construir relações honestas e produtivas. Sou detalhista, tenho pré-disposição para ser criativo, respeito e admiração pelos animais e praticar o bem.

 

Read More

 

Entre na nossa lista e saiba Mais Floripa 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon