Sobre o Autor

Gosto de me comunicar, expressar opiniões e mensagens inspiradoras de elevação espiritual. Sou uma pessoa de firmeza e tenho autoconfiança. Respeito e acolho a opinião dos outros, construir relações honestas e produtivas. Sou detalhista, tenho pré-disposição para ser criativo, respeito e admiração pelos animais e praticar o bem.

 

Read More

 

Entre na nossa lista e saiba Mais Floripa 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon
  • José Luiz Sardá

MANGUEZAIS DA ILHA DE SANTA CATARINA


Os manguezais são ecossistemas dinâmicos que ocorrem em terrenos litorâneos baixos, relativamente abrigados, formados por vazas lodosas e banhados por águas de salinidade variável. Esta condição deve-se à influência das marés, das correntes de água doces e dos sedimentos carreados pelos cursos d’água. São sistemas de alta produtividade que fertilizam as águas costeiras através da alta produção de matéria orgânica, pela exportação da mesma e pela sua transformação em detritos e uma variedade de organismos.


Na Ilha de Santa Catarina temos manguezais de importância regional, estão eles: Mangue do Rio Ratones, Mangue do Saco Grande, Mangue do Itacorubi, Mangue do Rio Tavares e Mangue da Tapera. Nos manguezais da Ilha de Santa Catarina, não são encontradas muitas espécimes compondo a vegetação de mangue, mas exuberantes tipos arbóreos, arbustivos e gramíneos.


Os manguezais têm extrema importância na paisagem, tanto pelo papel ecológico, por se tratarem de nichos de vida e reprodução, como pela fruição da mancha verde da sua cobertura vegetal, ainda que de difícil apropriação humana.

Imagem: Mangue do Ratones - Facebook Estação Ecológica de Carijós

16 visualizações