• José Luiz Sardá

MERCADO PÚBLICO: ÍCONE TRADICIONAL E CULTURAL DE FLORIPA


A Constituição de 1988, em seus artigos 215 e 216, define que o patrimônio cultural é composto de bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, incluindo os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Em 2012, na Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Organização das Nações Unidas à Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Brasil e 121 países ratificaram compromissos de criar políticas e leis que protejam e promovam todas as expressões culturais. Dentre elas, as populares e tradicionais, para garantir os direitos daqueles que detêm os conhecimentos e produzem as expressões dessas culturas, oportunizando assim, condições sociais e materiais para a transmissão desses saberes e fazeres.


Em Santa Catarina, na região da Grande Florianópolis as heranças culturais e memórias dos colonizadores estão presentes nas igrejas, museus, palácios, casarões e fortalezas centenárias. Destaque à cultura açoriana das rendeiras, benzedeiras e dos pescadores, heranças familiares repassadas através de gerações. Nossa região tem o privilégio de oferecer aos catarinenses e turistas nacionais e estrangeiros atrativos históricos e culturais expressados na arquitetura, gastronomia, etnia, religião, manifestações artísticas e culturais durante as festas de outubro. Temos diversidades geográficas e belezas naturais, que alavancam a cada ano o setor turístico, consolidando-se internacionalmente como destino preferido para viagens de lazer e de entretenimento.


Neste contexto, o Mercado Público de Florianópolis, referência turística, arquitetônica e cultural da Capital dos catarinenses, ponto de encontro de nativos e turistas, que encanta a população nativa e daqueles que nos visitam. No espaço cosmopolita mais tradicional da cidade pode-se conhecer o Armazém da Renda, com suas exposições, oficinas de renda de bilro e rendeiras das comunidades da Ilha, produzindo lindas rendas. O visitante também poderá ver o Mural da Cultura, com belas exposições de fotos antigas e atuais, o universo das artes dos artistas de Floripa, além de uma farta gastronomia.


Necessário preservar nossos patrimônios histórico-culturais, diagnosticar saberes, crenças, celebrações, manifestações, tradições e a identidade cultural de nossa gente, através de ações educativas nas redes de ensino e nos pontos de cultura, de modo a fortalecer e preservar as diversas formas de expressão popular. 


Fotografia: Mercado Público de Florianópolis - PMF

0 visualização
Sobre o Autor

Gosto de me comunicar, expressar opiniões e mensagens inspiradoras de elevação espiritual. Sou uma pessoa de firmeza e tenho autoconfiança. Respeito e acolho a opinião dos outros, construir relações honestas e produtivas. Sou detalhista, tenho pré-disposição para ser criativo, respeito e admiração pelos animais e praticar o bem.

 

Read More

 

Entre na nossa lista e saiba Mais Floripa 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon