• José Luiz Sardá

PLANÍCIE QUATERNÁRIA DE RATONES - NORTE DA ILHA DE SANTA


As planícies quaternárias são formadas por sedimentos provenientes de antigas restingas e do desgaste provocado pelas terras altas. Exercem papel importante no regime hidrológico ao se constituírem em áreas de inundação de rios e riachos nascidos nos morros. Na Ilha de Santa Catarina mantém o regime hidrológico das bacias de inundação dos rios que descem das encostas dos morros.


Sendo seu solo geralmente úmidos, até semi-brejosos, se desenvolve uma vegetação edáfica muito típica – estrutural e fisionomicamente homogênea. A vegetação arbórea e arbustiva que ali se estabelece se constitui em transição entre a vegetação de restinga e a floresta pluvial da mata atlântica, estando seus componentes mais ligados a esta.

Nestes ecossistemas vivem diversos animais de diferentes espécimes, como pequenos mamíferos e ovíparos, voadores ou terrestres. Os agrupamentos arbóreos de diferentes espécies, ora em grandes manchas homogêneas, ora acompanhando riachos e córregos, conformando proteção ciliar sinuosa. Os remanescentes formam grandes manchas distribuídas pelas planícies, com pouca interconexão, na maioria das vezes formando agrupamentos isolados e cada vez menores em função da pressão imobiliária.

Imagem: Facebook Estação Ecológica de Carijós Área de anexos

0 visualização
Sobre o Autor

Gosto de me comunicar, expressar opiniões e mensagens inspiradoras de elevação espiritual. Sou uma pessoa de firmeza e tenho autoconfiança. Respeito e acolho a opinião dos outros, construir relações honestas e produtivas. Sou detalhista, tenho pré-disposição para ser criativo, respeito e admiração pelos animais e praticar o bem.

 

Read More

 

Entre na nossa lista e saiba Mais Floripa 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon