• José Luiz Sardá

POTENCIAL TURÍSTICO DE SANTA CATARINA

Atualizado: Mar 11


Santa Catarina tem o privilégio de oferecer ao povo catarinense, turistas nacionais e estrangeiros uma admirável diversidade de atrativos geográficos e culturais, a cada ano consolida-se internacionalmente como destino preferido para viagens de lazer e de negócios. O crescimento está fundamentando na gama de produtos dos segmentos turísticos oferecidos nas regiões do Estado: ecoturismo e aventuras radicais, turismo religioso e rural, estâncias hidrominerais, patrimônio histórico, variada gastronomia, parques temáticos, festas, eventos de lazer e de negócios, entre outros. Nosso território agrupam destinos e roteiros de acordo com suas peculiaridades regionais. No litoral da Grande Florianópolis e da Costa Esmeralda estão situados os balneários turísticos mais lindos e movimentados do Brasil, com recantos bucólicos e belezas naturais, exemplo: a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo considerada o melhor lugar para mergulho subaquático no Sul do Brasil e a Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim, local de reprodução, abrigo e visitação de golfinhos. No litoral Sul destacam-se os penhascos, dunas, praias e lagoas. Cidades históricas, vilas de pescadores e enseadas protegidas para o refúgio das baleias-francas e visitação. A diversidade geográfica está presente nos Caminhos dos Cânions e no Extremo Sul em meio à natureza exuberante os esplêndidos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Seguindo o caminho da Serra Catarinense, berço do turismo rural no Brasil, a ocorrência de neve é o principal atrativo da região. Florestas de araucárias, campos, cânions, montanhas, rios e cachoeiras compõem belas paisagens, atraindo turistas para a prática do ecoturismo e esportes radicais. Na região Norte o Caminho dos Príncipes, maior polo industrial do Estado, une desenvolvimento econômico e roteiro de belas paisagens em meio à Mata Atlântica, além da Baía Babitonga, a cidade histórica de São Francisco do Sul e balneários turísticos com belas praias. O conhecido Vale Europeu catarinense colonizado por italianos e alemães reúne cidades que preservam a cultura dos imigrantes. Roteiros de compras, ecoturismo de aventura, gastronomia, arquitetura, folclore, danças e as festas de outubro são atrativos da região.

O Vale do Contestado conserva a cultura e as tradições dos imigrantes austríacos, italianos, alemães e japoneses. A Rota da Amizade integra municípios do meio-oeste com boa infraestrutura hoteleira e farta gastronomia; no Oeste e nos Caminhos da Fronteira, o legado dos colonizadores forma um mosaico de etnias, culturas e paisagens reunindo águas termais, diversidade cultural, histórica e esportes radicais em meio à natureza. Imperativo e relevante a participação das cidades que tem vocação turística em formalizar parcerias com as associações de municípios junto aos trades turísticos regionais, para desenvolver estratégias e a criação de roteiros regionais integrados. Necessário ainda que os setores público e privado façam investimentos na infraestrutura turística com equipamentos modernos e aprimoramento do Plano Regional de Santa Catarina à elaboração de um plano estratégico abrangendo as atividades de turismo, lazer e da cultura regional catarinense.

Fotografia: Serra do Rio do Rastro - Site: SANTUR

0 visualização
Sobre o Autor

Gosto de me comunicar, expressar opiniões e mensagens inspiradoras de elevação espiritual. Sou uma pessoa de firmeza e tenho autoconfiança. Respeito e acolho a opinião dos outros, construir relações honestas e produtivas. Sou detalhista, tenho pré-disposição para ser criativo, respeito e admiração pelos animais e praticar o bem.

 

Read More

 

Entre na nossa lista e saiba Mais Floripa 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon